quinta-feira, 31 de março de 2016

As Siglas dos Partidos Políticos podem enganar.



Ultimamente, os professores de história têm que enfrentar aquela recorrente pergunta de alguns alunos se o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores alemães era socialista, comunista ou qualquer coisa de esquerda por conta da palavra "socialista" no seu nome. 

Isto vem ocorrendo mais acentuadamente por conta da atuação de "intelectuais de hangout" como Constantino, Olavo e outros espalharem essas desinformações na rede para enganar os desavisados.
Aí, você, professor, tem que repetidamente fazer aquela longa explanação que apesar do nome na sigla o programa era de extrema direita, que recebia incrementos do empresariado para neutralizar o crescimento dos movimentos pró comunistas no operariado e etc.

Contudo, hoje, ao ver o programa eleitoral do PSC na televisão, lembrei dessa questão sobre o partido nazista. O nosso PSC dá uma boa analogia com o caso acima exposto. Pois o PSC é o exemplo clássico de que o nome nada tem em relação à atuação do partido.

Durante os 10 minutos do programa, duas coisas ficaram bem marcadas. Uma delas foi a lei de iniciativa do partido sobre a redução da maioridade penal. O partido deseja que os adolescentes possam ir para trás das grades graças à atuação parlamentar da egrégia sigla. A outra foi a filiação do deputado Bolsonaro, de discurso extremista, nas linhas do partido e que será provável candidato a presidência da república. Justo um político bem conhecido por suas declarações contrárias aos direitos das minorias, ,mulheres, negros, LGBT's, dos pobres do campo, entre outros.

Para quem não sabe, PSC significa Partido Social Cristão. Mas pelas suas propostas é fácil perceber que não tem nada de social. E nem de cristão !