quarta-feira, 4 de março de 2015

Lore: A Segunda Guerra sob a perspectiva do povo alemão.


A exibição de filmes tem sido um recurso cada vez mais usado, nos colégios e faculdades, para ilustrar e fomentar os debates sobre vários temas históricos.

Neste sentido, apresentamos ao leitor o filme "Lore", que é uma coprodução germânica e australiana, com excepcional direção de Cate Shortland, tendo áudio original em alemão com legendas em português, onde se retrata a segunda guerra mundial, mais especificamente o período de queda e invasão da Alemanha pelas forças aliadas.

Sobre este recorte histórico, o mais comum são as películas que retratam, cada vez com maior realismo, as batalhas, os feitos dos heróis de guerra e, ainda, o drama passado pelos judeus em todo este período.

Em outro sentido, "Lore" vem mostrar as consequências da guerra sob uma outra perspectiva, que é das famílias alemães que sofreram o drama da invasão de seus país e a desestruturação de suas vidas.

Lore é o nome da personagem protagonista na película. Trata-se da irmã mais velha de uma família cujos pais, que eram figuras ligadas ao partido nazista, são presos pelas forças de ocupação. Neste momento inicia-se a saga da jovem Lore, que sofrerá uma traumática mudança psicológica, de uma jovem ainda com estrutura infantil para alguém que irá se responsabilizar pela sobrevivência dos irmãos e cruzar o país destruído pela guerra para chegar até a casa dos avós no norte da Alemanha. Quando os obstáculos parecem quase que insuperáveis para a capacidade da jovem Lore, surge na trama um rapaz que se apresenta como judeu recém liberto de campo de concentração que a auxiliará no restante da jornada.

Através da jornada dos personagens são apresentadas várias questões daquele recorte, tais como a dificuldade de transitar numa Alemanha dividida em setores (americano, francês, russo) que posteriormente levariam à divisão entre Alemanha Ocidental e Oriental, o efeito da propaganda do partido nazista na população que desacreditava das informações que chegavam noticiando a barbárie dos campos de concentração, a animosidade entre aqueles que seguiam o nazismo de forma fanática e aqueles que apenas cumpriam ordens, a ruptura psíquica e ideológica que ocorre nas crianças e jovens que receberam educação nos colégios da Alemanha nazista em face da nova realidade que se apresentava, dentre outros aspectos.

É uma boa sugestão para alavancar o debate entre estudantes.