sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Mulher nas Missões Espaciais







A agência espacial chinesa enviou em um sábado, no dia 16 de junho de 2012, sua primeira mulher cosmonauta, Liu Yang, em missão espacial, através da nave tripulada Shenzhou IX.

A oficial astronauta chinesa tinha 33 anos de idade na época, sendo uma piloto veterana com mais de 1.700 horas de vôo.

Liu Yang teve que se submeter a um intenso preparatório teórico e físico para realizar esta façanha. 

Uma das vantagens que a Agência Espacial Chinesa vê em astronautas femininas está no aspecto psicológico. Estudos indicam que a mulher possui melhor organização e, principalmente, saberia lidar melhor com a solidão sentida nessas missões espaciais.

A primeira mulher a estar no espaço foi a soviética Valentina Tareshkova, em 1963 !




                             (Valentina Tareshkova)

Configura-se assim, mais uma vez, a capacidade do sexo feminino para estar de forma integrada e pioneira em todas as frentes e  demandas de nossa sociedade.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Historia do Brasil em Vídeo






Atualmente, uma das principais referências bibliográficas para aqueles que pesquisam a História do Brasil é a literatura de autoria do professor Boris Fausto. Em especial o livro "História Concisa do Brasil" editado pela EDUSP.

O professor Boris Fausto nasceu em São Paulo, onde graduou-se em Direito, na Faculdade do Largo do São Francisco, e depois em História pela USP. 

Dentre suas principais obras temos :

  • A Revolução de 1930 – Historiografia e História;
  • Trabalho Urbano e Conflito Social;
  • Crime e quotidiano;
  • Negócios e ócios – Histórias da imigração;
  • História Concisa do Brasil

A dica interessante é que há um vídeo, no youtube, com os comentários do dileto mestre apresentando os principais fatos da História do Brasil em pouco mais de 3 horas de duração.

Vale a pena separar essas 3 horas na agenda para fazer um passeio e uma reciclagem pelos fatos históricos que formaram a identidade da nação.

A seguir o vídeo "A História do Brasil por Boris Fausto"