segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como tirar segunda via dos documentos da FAHUPE.





INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA DA FAHUPE.
 
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ
dvmi@reitoria.ufrj.br
Coryntho Baldez
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 730, de 27/11/2014, atribuiu à Universidade Federal do Rio de Janeiro a responsabilidade pela guarda e manutenção do acervo acadêmico da extinta Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). A tarefa de expedir e registrar os diplomas de ex-alunos da Fahupe passou também a ser uma atribuição da UFRJ.
Desde então, um cuidadoso trabalho de tratamento arquivístico do acervo da antiga instituição vem sendo conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e pela Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6).
Como solicitar o registro
Agora, a UFRJ começará a atender à demanda dos ex-alunos da Fahupe para terem acesso ao registro, à substituição ou à 2ª via do seu diploma.


Com o formulário devidamente preenchido, acompanhado dos originais e cópias dos documentos pessoais, deverá comparecer – a partir do dia 2 de fevereiro de 2015 – à Divisão de Gestão Documental e da Informação (DGDI), localizada no prédio da Reitoria, na Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária. 

 Veja como realizar a solicitação pelo link abaixo:


 

Boa sorte!

terça-feira, 19 de abril de 2011

O que você fez trasanteontem ?






Você ainda se lembra do que fez trasanteontem !?


Não precisa dizer ! Nosso objetivo foi somente trazer este "palavrão" esquisito para o centro das  atenções!

Hoje, terça-feira, é o dia desta postagem, significa dizer que segunda-feira passada foi ontem!
O último domingo foi nosso anteontem!  Logo, o sábado passado foi trasanteontem !!!

É isso mesmo ! Sempre que quisermos nos referir ao dia anterior a anteontem estaremos falando de "trasanteontem" !!!

Na linha do tempo fica assim: hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

Então, já lembrou !???

abraços a todos !

domingo, 17 de abril de 2011

Empédocles, Leucipo, Aristóteles e o poder do mito

(os quatro elementos: fogo, ar, terra e água)

Na Grécia, com o surgimento do movimento filosófico, o homem, pela primeira vez, passa a analisar os fatos da natureza com uma abordagem que se afasta das mistificações religiosas.

Por volta de 500a.C., os estudiosos gregos se voltaram para o estudo da estrutura que forma a matéria.

(Empédocles de Agrigento)

Empédocles, que era filósofo, médico e poeta, formulou a teoria dos quatro elementos fundamentais: terra, água, fogo e ar. Dizendo que tudo na natureza era o resultado da combinação daqueles elementos.

Em seguida, Aristóteles se filia a esta teoria e prevê que em se alterando a combinação e as propriedades destes elementos seria possível transmutar qualquer substância em outra.

(Leucipo de Milito)

Paralelamente, outros dois filósofos, Leucipo e Demócrito, apresentaram o modelo no qual a materia seria composta por pequenas partículas indivisíveis denominadas, por eles, de átomos. Por isso, sua corrente foi batizada de atomista.


(Demócrito e o modelo atômico)

Estava estudando este tema em meus velhos livros quando decidi escrever este artigo para ajudar a minha cansada memória. Ocorre que minhas esclerosadas sinapses neurais não memorizam os nomes Empédocles e Leucipo de forma alguma. É só fechar o material que no lugar de empédocles minha memória auditiva sussurra Eurípedes. Quanto a Leucipo é ainda pior, só me vem a mente o nome Licurgo, o gaúcho emo, ajudante de palco do guri de uruguaiana.

Voltando ao tema, o peso intelectual e elevado prestígio que Aristóteles possuía na comunidade pensante fez com que aceitassem como verdade a primeira teoria, dos quatro elementos, descartando a teoria dos átomos.

Note-se que, quando uma hipótese incorreta é tomada como verdadeira temos a construção do mito.

Este mito em particular, da teoria dos quatro elementos, durou mais de 2000 anos.

Baseados nesta teoria, os alquimistas cruzaram a idade média na busca da pedra filosofal, uma fórmula que transformasse qualquer substância em ouro. Por mais que suas experiências não tivessem êxito, jamais ousaram contestar Aristóteles.

(cena do filme: O Nome da Rosa )

Uma interessante abordagem sobre a construção dos mitos podemos ver no fantástico filme "O Nome da Rosa". A narrativa mostrava um isolado mosteiro cujo ancião abade responsável mantinha uma obra fictícia, atribuída a Aristóteles, que enaltecia o riso e a sátira, escondida na torre da biblioteca. O Abade não ocultava o livro somente por ser cômico, mas por ser de Aristóteles. E sendo assim, o povo poderia achar que seria lícito rir de tudo, poderiam rir até de Deus. E se o temor a Deus desaparece a igreja perde sua função.

Somente no sec. XVII, o químico Robert Boyle, após diversas experiências, afasta o modelo pregado por Aristóteles e retoma a ideia atômica.

Desta forma, como podemos observar, um mito pode paralisar uma pessoa ou toda a humanidade por muito tempo. Há que se ter cuidado com nossas verdades absolutas!

sábado, 16 de abril de 2011

Saudade...só existe na Língua Portuguesa


















Saudade

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
Pablo Neruda

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Inversão de valores


Ronaldinho Gaúcho é homenageado e recebe a maior honraria da Academia Brasileira de Letras, a medalha "Machado de Assis".




Realmente me sinto um extra-terrestre, pois não tive notícias sobre quais contribuições o jogador
deu para as letras em nosso país !

Mas sei que um professor ou
professora de português, que viveu para formar novos cidadãos, lutando
contra toda deficiência do sistema educacional, principalmente no ensino público, dificilmente será
convidado para tomar uma xícara de chá com os imortais, quanto menos receber comendas!


Tudo que restará a nossos queridos mestres que ensinam nos colégios será a tradicional medalha "e o salário, óh".

Porém, estamos aqui para fazer justiça e dizer a todos os professores que vcs, sim, são os verdadeiros herois das letras em nosso Brasil.

Parabéns professores !!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

FAHUPE - cronologia de sua inauguração ao descredenciamento.



1- A FAHUPE foi idealizada e fundada pelo professor Vandick  Londres da Nóbrega, que era professor de Latim e diretor do Colégio Pedro II, através do Decreto n. 65.763 de 20 de dezembro de 1969;

2- O reconhecimento dos cursos de História, Letras, Psicologia, Matemática, Química, Física e Biologia se deu em 10 de maio de 1974, mediante o Decreto n. 74.039 de 1974;

3- A faculdade, que no início era mantida pelo colégio Pedro II, não pode mais ter o salário dos professores e funcionários vinculados ao CPII com o advento do Decreto-lei n. 1.360/74, inviabilizando sua manutenção pelo Colégio;

4- Em 03 de março de 1975 foi criada a SEPE - Sociedade Educadora Pedro II, com o intuito de assumir a manutenção da FAHUPE;

5- Em 15 de junho de 1989 foi criada a Cooperativa Educacional dos docentes da Faculdade de Humanidades Pedro II - COOPFAHUPE;

6- Posteriormente, a COOPFAHUPE sofreria denúncia de desvio de verbas federais;

7- Ocorre a intervenção do MEC na faculdade, com seu posterior descredenciamento e dos seus cursos, com o encerramento total das atividades em 1998.

Inaugurando



A iniciativa da criação deste blog surgiu da necessidade de melhor gestão do material arrecado sobre a Faculdade de Humanidades Pedro II.

Como tb, de se valer de mais uma mídia para guardarmos a memória desta egrégia instituição de ensino que foi de valor inestimável para todos seus ex-alunos, em regra!

Que toda a comunidade de ex-alunos aproveitem e colaborem com mais este espaço !!!

 Abraços e
saudações fahupeanas.